#lei

zé tatau

Ze Tatau mais conhecido como Jose Tatu, como seu nome diz era um tatu no formato de gente, vivia sujo despenteado e com dor de dente, seus pés eram cheios de bichos de pés e tinha até um piolho de estimação.

Não cortava as unhas dos pés e nem das mãos vivia com pereba nas canelas e tinha um verdadeiro bafo de Leão.

Tatau não tinha pai nem mãe e ninguém conhecia a sua história.

Vivia pedindo pra lá e pra cá pulando de galho em galho, foi quando um belo dia tropeçou em um caixote cheio de livros olhou pra lá e pra cá e viu que não tinha dono logo se apoderou se daquele baú de tesouros, chegando no sua caverna sim o menino tatu morava em uma caverna debaixo da ponte do rio bonito, ele pegou o enorme livro de capa azul foleou e foleou e nada entendia não entendia as gravuras nem as letras que ali estavam enfileiradas.

Ficou triste e confuso e lembrou do mendigo da praça senhor senhor, senhor ? não lembrava o seu nome só lembrava que este lia alguns poemas na praça em voz alta recitava um tal de Carlos Drummond de Andrade; lá chegando com vergonha e com o livro da mão o mendigo logo se apressou e disse; tatu o menino se assustou e disse como sabe o meu nome ora tatu quem não tem conhece a cidade inteira sabe que você anda no meio da rua come com a mão suja e boca aberta que anda descalço porque os bichos dos teus pés não cabem dentro do kichute.

Tatu ficou assustado como uma pessoa desconhecida sabia tanto de sua vida se o mendigo não tinha nem, celular nem wi fi na praça.

Senhor mendigo indagou o tatu logo o mendigo respondeu mendigo não senhor doutor Petrucio Pitaco Inodoro , que nome esquisito indagou menino dando risada seu Pitaco Inodoro o senhor é doutor de que é de chule dando risada que logo se viu que Tatu era curioso e debochado.

Eu sou Doutor da vida eu vejo o comportamento das pessoas fazendo algo de errado e dou pitacos isto se a pessoa permitir , tatu indagou o que é isso como funciona ! é simples, eu dou uma consultoria pessoal se a pessoa aceitar eu dou vários conselhos ! mais seu Pitaco o que é consultoria oras seu tatu consultoria e algo que você vê que a pessoa faz de errado e faz pequenas sugestões.

Seu Pitaco queria lhe pedir um favor pois fale pequeno padawan “padawan” criança aprendiz do filme jornada das estrelas” queria saber o que tem neste livro que achei na rua pois bem me passe pra cá isso meu novo amiguinho é uma enciclopédia é como o google de hoje google não sabe quando você quer saber de algo você pesquisa no google rs esta sua enciclopédia fala de saúde e educação.

Tatu pois a mão no queixo e ficou pensativo existe regras de saúde e educação olha Padawan não existe regras mais se você a segui-las você vai se dar muito bem ! a tá seu Pitaco me fale de uma então vamos lá então deixa abrir a página segue aqui olha educação no transito.

Andar sobre a calçada, mais eu gosto de sair pulando no meio da rua de bicicleta de carrinho de rolimã de patinete e de foguete, foguete o que é isso perguntou Pitaco, oras o senhor pega duas latas de óleo abre de um lado do outro lada faz alguns furos com pregos e coloca uma alça de arame e está pronto o foguete a esqueci do combustível você enche de palha seca e para dar um sabor enche de estrume de vaca e mete fogo e sai loco fazendo fumaça no meio da rua, e tatu você é criativo demais.

Pois bem doutor Tatu aqui na enciclopédia no “google antigo” fala que se você seguir algumas normas simples você estará contribuindo com a sociedade, e com o seu País.

Sim pequeno gafanhoto se você tiver tomar pequenas atitudes você pode mudar o seu mundo, a senhor Pitaco me dá um exemplo para que eu posso melhorar a minha vida ora ora ora tatu as minhas consultorias são extremamente caras o senhor cobra ? se o senhor cobrar porque vive na rua ? Pitaco fica vermelho e envergonhado e diz para o tatu não precisa falar alto né “risosssss” olha fazemos um trato eu te dou os conselhos mais quero que você leia em voz alta aqui na praça dessa vez tatu ficou com vergonha e disse eu não sei ler e começou a chorar de soluçar.

Seu Pitaco fica emocionado e disse isto será fácil remediar se você se dedicar topas o menino alegre e contente abraça o mendigo calma menino vamos começar com uma faxina em você.

Tatu não entendi o que está errado comigo Pitaco olha de cima em baixo e responde tudo moleque vamos te fazer um homem novo um cidadão, eu quero conhecer a sua casa disse o professor mendigo, casa não indagou o menino bat caverna, pois bem batman piolhento vamos lá dando risada partiram os dois pro final e fim da cidade chegando la professor viu um lugar escuro cheio de baratas ratos e pulgas, roupas sujas e esgoto a céu aberto, Pitaco ficou estarrecido e afirmou eu mesmo sendo mendigo não vivo em tais condições.

Menino pitaco vamos fazer uma mudança na sua vida mais professor eu não tenho dinheiro mal posso me alimentar caro Tatu se você quer mudar isto tem que partir dentro de você !

Primeiro ato vamos entrar na bat caverna e separar o que dá para usar limpar e lavar tudo e o que podemos colocar para reciclagem, reciclagem mais não existe isto nesta cidade doutor Pitaco disse está ai você pode ser empresário do ramo de reciclagem mais doutor eu não sei nem ler calmaaaaaaa eu vou te ensinar vamos lá mão na massa muleke.

Quando o professor entro na bat caverna ficou louco menino Tatu você é rico ... rico como a sim olha o tanto de latinha de alumínio e garrafa pet porque você guarda isso ! quando eu era bem bem pequeninho eu lembro que meu pai dizia “quem guarda tem” e desde então eu guardo tudo que acho na rua.

Olha só vamos chamar um caminhão da cidade grande e vender isto com o dinheiro podemos melhorar a sua vida e dar início a empresa de reciclagem o menino tatu se encheu de esperança e disse bora-lá.

Quando o caminhão chegou o motorista imediatamente ligou para o seu chefe e disse patrão manda mais dois caminhões que a coisa aqui é grande, professor Pitaco não imaginava que na bate caverna tinha ferro, cobre, alumínio e pilhas e pilhas de livros.

No final da tarde a empresa terminava de carregar o ultimo caminhão e disse para Tatu menino quantos anos você tem acho que uns 10 o funcionário e professor deram risadas Tatu você já é quase um homem você deve ter uns 17 anos você não sabe a sua idade, reponde o menino triste não nisso o funcionário sai da bate caverna carregando um baú em mãos e nele um cadeado no formato de coração, o motorista diz está trancado logo tatu lembra que possui uma chave que carrega em um cordão no pescoço.

Professor Pitaco fica perplexo e diz abre logo menino Tatu quando o mesmo abre o baú descobre várias fotos e documentos da sua origem e uma carta de seus Pais o menino se apega a carta e chora junto com professor e o entregador.

Menino tatu e professor pra quem eu entrego o cheque o professor mira o menino e diz este é o dono da pequena fortuna o menino recebe o cheque e não entende porque o professor mendigo da pulos e pulos de alegria menino nós vamos arrumar um lar pra você e colocar você na escola mais professor você não ia me ensinar sim vamos combinar a sim eu vou lhe ensinar boas maneiras e cidadania e você iniciará na escola e a carta você lê pra mim Pitaco disse Não você vai ler quanto aprender combinados, combinados disse o menino .

Olha o primeiro passo vamos arrumar uma casa para você morar mais professor eu adoro a bat caverna ela ficou grande agora da ate pra jogar futebol, Pitaco olha pra Tatu e diz sabe que você não precisa morar num palacete mais se você cuidar e manter limpo a sua caverna se tornara uma palacete.

A sim traçaram um plano com tópicos como se fosse uma lista a serem cumpridas.

1. Vamos te dar um banho, mais porque professor todo dia você tomara dois banho, dois banho está loco professor não tatu toda pessoa tem que tomar no mínimo um banho por dia e detalhe tatu banho de sítio esse gostei professor é pra rolar na lama não tatu você se molha fecha a torneira e se ensaboa depois que se esfregou você se enxaguo-a e pronto uma banho rápido com menos de 10 litros de água.

2. Vamos fazer cabelo barba e bigode, mais professor eu não tenho nem pelo no sovaco é axilas tatu é axilas então eu não tenho pelos nas axxiliassss. Fica tranquilo um dia você vai ter, levou no cabelereiro senhor Felipe cabelereiro famoso na cidade pois cortava o cabelo e barba com uma lamina bem afiada, quando o menino sentou Tatu foi logo dizendo costa aqui faz aqui coloca um traço aqui e professor Pitaco disse nada disse um social por favor. Nisso quando Felipe observou o muleke estava perdido de piolhos senhor barbeiro não reconhecera mais o menino estava limpo mais os cabelos ainda cobriram seu rosto Felipe disse social nada é corte militar – militar indagou Tatu e Pitaco sim militar como é isso Felipão disse deixa comigo quando o barbeiro terminou o serviço os três ficaram de boca aberta pois o muleke ficou igual o menino da farinha pinduca caíram na risada.

3. Levou o menino a uma loja de sapatos mais nenhum entrava em seu pés foi ai que o menino disse que os seus dedos coçavam por demais, quando o vendedor verificou e Professor constataram que o menino estava com bicho de pés nos pés e nas mãos professor lembrou que na bat caverna o esgoto era a céu aberto e tratou de resolver o problema com canos e esgoto solicitou a instalação de luz elétrica e agua encanada uma vez que não tinha chuveiro nem cama nem nada. O professor só não vendeu os livros pois como a casa de Tatu não tinha moveis quis decora-las com vários livros a sim a caverna ficaria com um ar de casa

 

4. Levou o menino no médico para cuidar dos pés e das mãos medicado porem com um bafo de leão, vou te levar no dentista – dentista nãoooooooooo.

5. Chegando no dentista o mesmo pergunta tatu vc nunca escovou os dentes respondeu! não eu nunca utilizei escovas - você sabia que escovar os dentes tem que ser diário e previne até doença do coração a doutor eu sou jovem demais pra morrer do coração rssss.

6. Professor lembrou que no baú existia a certidão de nascimento de Tatu e algumas informações para que ele matriculasse Tatu no colégio fundamental, pois a sim o fizera matriculou o Jose Taduto Limpo esse era o verdadeiro nome.

O menino aprendeu a ler e a escrever e com ansiedade leu a carta que seus pais o deixaram nela continha os seguintes ensinamentos.

Meu filho a vida nos leva a caminhos que nem sempre queremos ou escolhemos mais eu vou deixar 10 ensinamentos para você guardar e seguir o resto da sua vida. Seja feliz

1. Escute mais e fale menos

2. Obrigado e por favor sempre

3. Respeite os mais velhos, pais, avos, professores irmãos colegas.

4. Nunca responda

5. Cuide da sua saúde

6. Estude sempre

7. Atravesse na faixa

8. Não fale de boca cheia

9. Espere a sua vez para falar

10. Ame o próximo com a ti mesmo.

11. Respeite os Animais

12. Não grite

13. Pratique esportes.

14. Ajude sempre os estudantes e crianças

15. Seja uma pessoa melhor todo dia.

Com estes ensinamentos e estudo o menino Jose montou uma cooperativa de lixo reciclável onde emprega todos as pessoas sem estudo dando abrigo, alimento e estudo uma vez que trouxe seu fiel amigo professor Pitaco para morar junto na bat caverna

Junto os dois formaram uma dupla invencível e fundaram a escola e empresa “ TATU & PITACO.

 

 

 



568





Acesse

Oferecimento


© 2016 Contaí. Todos os direitos reservados ao CEM Ir. Acácio | Desenvolvido por Ponks Software Development